quinta-feira, 10 de maio de 2012

"Aurea Mediocritas"


Vivemos uma cópia malfeita do Arcadismo do século XVIII, aonde o objetivo era ser comum, mediano, equilibrado. Eles queriam apenas o suficiente para viver. Não queriam mais nem menos. O que dominava era a filosofia da aurea mediocritas. Hoje voltamos a isso.
Hoje é proibido ser feliz. Mas também é proibido ser triste. Vivemos uma vida medíocre. Quem se diz feliz é acusado de alienado. Quem se diz triste é logo diagnosticado como doente de depressão.
Da mesma forma, é proibido ser rico e é proibido ser pobre. Os pobres são tachados, pelo próprio governo, de incapazes. São tão incapazes que recebem ajuda para viver. Já os ricos e os que querem ser ricos são chamados de ladrões e ambiciosos.
Vivemos num mundo triste, medíocre. Não podemos ter as coisas que queremos. Não podemos amar, não podemos ser amados. Quando assumimos um compromisso, somos chamados de retrógrados. Quando não assumimos e “curtimos a vida”, somos chamados de irresponsáveis.
Eu quero viver a minha vida em paz. Quero poder ser rico ou pobre sem ninguém apontando o dedo para mim. Quero poder ficar triste ou feliz em paz. Quero poder namorar ou “curtir a vida” sem que as pessoas me acusem ou falem de mim. Eu só quero viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário