domingo, 26 de dezembro de 2010

Uma Análise Sobre os Reis Magos

Dos elementos presentes no nascimento de Jesus, o que mais me intriga são os Reis Magos. Tradicionalmente, considera-se que eram em número de três. Entretanto, a Bíblia não diz, em nenhum momento, quantos Reis estavam ali. Consideremos outros aspectos.

-> É convenção colocarem, entre os Magos, um negro, é politicamente correto. Entretanto, a Bíblia diz que os Reis Magos vieram do Oriente. Considerando a posição geográfica de Belém, é impossível que algum dos sábios ali presente tenha vindo da África. Ou seja, provavelmente, não havia um Rei Mago negro naquela ocasião.

-> Em momento algum a Bíblia relata o número de sábios que foram ao encontro do recém-nascido salvador da   Terra. Então, por que convencionou-se o número três para contá-los? Porque eles levaram três presentes ao menino. A saber, esses presentes são ouro, incenso e mirra.
- Ouro, para o Rei da Terra.
- Incenso, para o Sacerdote que nos levaria à presença de Deus.
- E mirra, uma especiaria rara, para o Cordeiro que seria imolado por nossos pecados.

-> Segundo as informações que a Bíblia nos passa, chegamos à conclusão de que os sábios não chegaram a Jesus no momento de seu nascimento. Se eles passaram por Herodes antes de chegar ao destino, e, na volta, não passaram e Herodes mandou com que fossem mortas as crianças com dois anos de idade, ou menos, podemos afirmar, não com precisão, que eles chegaram e viram um Jesus com pouco menos de um ano de idade, e não recém-nascido, como normalmente é representado.

Levando em conta essas considerações, gostaria de fornecer um novo retrato para a cena dos Reis Magos: (parte disso é apenas fruto da minha imaginação)

-> 4 Reis Magos: um ariano (persa), um indiano (por causa da mirra; a Índia sempre foi rica em especiarias), um oriental do Leste (talvez um chinês) e um árabe.

-> Uma casa, em Belém: se Jesus já tinha um ano de idade quando os sábios chegaram, eles provavelmente não o encontraram no estábulo que presenciou o Nascimento. É provável que a Sagrada Família já estivesse morando em outra casa

-> José

-> Maria, já refeita do parto, amamentando o Salvador.

-> Jesus com cerca de um ano de idade

-> 0 pastores: os pastores citados pela Bíblia viram Jesus recém-nascido. Se os Reis Magos chegaram a Belém quando Jesus já tinha cerca de um ano, provavelmente os pastores já teriam ido embora.

Os Reis Magos sabiam quem Jesus era. Eles provavelmente se jogaram de joelhos à sua frente, com o rosto em Terra, adorando o Salvador.
Eu imagino uma Maria atônita com a presença, os presentes e as atitudes dos Reis Magos. Imagino um choque entre as culturas dos estrangeiros e de José. E imagino os olhos dos sábios brilhando ao contemplarem o Rei de todo o Universo.
Essa é a minha visão da chegada dos Reis Magos à presença de Jesus.

(se você tiver outra ideia, poste como comentário)

3 comentários:

  1. José não deveria fazer parte da cena, ele era carpinteiro e estava trabalhando na hora... essa foi dica de um dos professores do curso de teologia que eu comecei em 97

    ResponderExcluir
  2. talvez... mas nenhum chefe de família responsável deixaria sua família sozinha com estrangeiros desconhecidos... =D

    ResponderExcluir
  3. Os sábios não eram reis, já que os próprios evangelhos os chamam de sábios e não de reis. Também acredito que nenhum rei viajaria por meses, deixando seus reinos, nem viajariam sem escolta armada. E Herodes não arquitetaria matá-los...
    Mas o possível sábio negro poderia ser descendente da rainha de Sabá... ou ser como o Etíope de que fala Atos... acho que você só está sendo preconceituoso com ele... rs

    ResponderExcluir