quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Metalinguagem

  Sou um apaixonado pelas letras. Poucas coisas podem ter sua beleza comparada à da produção de palavras; as palavras são fascinantes, as frases são espetaculares, os versos são incríveis. Nada me satisfaz mais do que o ato de escrever. Amo a Prosa; amo a Poesia.
  Meu amor pela Prosa é consumado; eu procrio com a Prosa, tenho filhos com ela. Todos os dias eu anseio pela Prosa, busco sua presença mais do que tudo. A Prosa me completa; meu corpo e minha razão são completamente possuídos pela mãe dos meus filhos, que também possui grande parte do meu coração.
  Grande parte, porque existe uma outra: a  Poesia. Se minha relação com a Prosa é carnal, com a Poesia é platônica: sempre admirarei sua beleza, sempre flertarei com ela, sempre amá-la-ei. Porém, nunca poderei tê-la. A Poesia não é para mim.
  A Poesia sempre me atraiu e sempre vai me atrair com sorrisos de Diniz, com histórias de Camões, com declarações de Gonzaga, com suspiros de Dias, com protestos de Alves, com lágrimas de Azevedo, com deboches de Bandeira e com gritos de Pessoa. Mas isso não é e nunca será suficiente pra mim.
  Sempre precisarei das risadas de Machado, das constatações de Manning, das estórias de Lewis, da sensibilidade de Braga, da revolta de Yancey, dos cálculos de Malba, da fantasia de Tolkien e das palavras do Rosa. Mas seria isso suficiente pra saciar minha sede?
  Você poderia me sugerir que eu ficasse com ambas, que eu fosse uma espécie de '"Seu Flor" com duas esposas. Impossível. Não sou bígamo, como Vinícius e Drummond. Tenho uma essência monogâmica; sou fiel a uma só mulher nas Letras e na vida. Tenho que escolher uma.
  Eu sinto a Poesia; sinto seu ritmo, suas rimas, seus truques. Mas a Poesia é traiçoeira: nunca se sabe quando        ela vai insistir em não aparecer. Apesar de bela, é infiel; uma Capitu aos olhos do velho Bentinho. Já a Prosa não tem a mesma fineza da Poesia, mas é bela, mesmo assim. E a Prosa sempre está junto do amado, não tem truques, é a companheira perfeita.
  Por isso, estou disposto a embarcar em uma aventura para a vida toda: Prosa, você aceita se casar comigo?

Um comentário: